Você conhece essa história? Acompanhe pelo vídeo, ou então através do texto abaixo, e não se esqueça de deixar seus comentários e se inscrever lá no YouTube, ok?

Um alfaiate brasileiro tinha acabado de se estabelecer lá em Londres. Levou máquina de costura, tesouras, moldes, manequins e depois de organizar tudo, abriu sua lojinha.

Ao lado da porta mandou colocarem uma placa bem bonita, onde dizia PAIVA TAILOR SHOP, porque Paiva era seu nome e TAILOR SHOP, ele, que não tinha lá um conhecimento muito bom de inglês, tinha pesquisado no dicionário e sabia que era ALFAIATARIA.

Paiva Tailor Shop

O primeiro cliente entrou na loja do Seu Paiva e já foi logo dizendo “Good Morning, Mister Peiva!“. E a partir daquele primeiro visitante, todo mundo que entrava na alfaiataria do Seu Paiva – sem exceção – chamava ele de Mister Peiva.

Nosso amigo alfaiate não entendeu muito bem o porquê daquilo acontecer, mas também não se deu por vencido não: depois de alguns dias chegou à conclusão de que os ingleses preferiam as coisas daquele jeito, e, se fosse isso, que fosse.

Encomendou uma nova placa, igualzinha àquela anterior, e pensou “Agora vai sair que nem o gosto do pessoal daqui”. Dias depois, chegou a nova placa, que dizia PEIVA TAILOR SHOP. E o Seu Paiva ficou todo feliz, porquê pensou que tinha resolvido o problema.

Peiva Tailor Shop

Coitado do Seu Paiva: o primeiro cliente a entrar depois que a nova placa foi colocada, foi logo cumprimentando “Good morning, Mister Piva“.

E o nosso amigo alfaiate, coitado, sentiu a cabeça dar nó. “Esse sujeito só pode ser analfabeto, coitado“, pensou. O segundo, o terceiro e o quarto clientes confirmaram a evidência: todos chamavam Seu Paiva de Piva.

Paciente e preocupado em não decepcionar a crescente clientela, ele deu o braço a torcer. Foi mais uma vez encomendar uma placa nova, pra substituir a que ele tinha colocado na porta da loja antes. E alguns dias depois, lá estava a nova placa: PIVA TAILOR SHOP.

Piva Tailor Shop

Ah, mas agora vai!” – pensou o Seu Paiva.

E é por isso que dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Meia hora depois que a placa nova estava pra fora da porta da loja, entrou o primeiro cliente. Bem educado, foi logo cumprimentando com “Good morning, Mister Paiva“.

Para espanto do Seu Paiva, o homem tinha pronunciado o nome dele certo! Mister Paiva! Nosso amigo alfaiate achou até que tinha ouvido mal! Mas tinha ouvido muito bem. A partir daquele dia, todos os que entraram na loja chamaram Seu Paiva de Mister Paiva.

O Seu Paiva, cujas habilidades linguísticas até hoje não são lá essas coisas, continuou sem entender aquele povo inglês. Devoto de São Sebastião, que é padroeiro dos alfaiates, achou era que tinha alcançado alguma graça e deixou por isso mesmo.